Passaportes
Caio Tristão
Caio Tristão
Atualizado em 23/07/15

Imagino que muitas vezes você já ouviu por aí que o Passaporte Brasileiro é um dos mais cobiçados no mercado negro. Dizem que isso se dá pela política da boa vizinhança que o Brasil pratica além da amabilidade que há conosco, tupiniquins, mundo afora. Há ainda quem afirme que nossa miscigenação racial favoreça o interesse pelo nosso documento na ilegalidade imigratória. Eu, numa boa, não acho que é bem por aí.

Nunca tive grandes problemas para fazer imigração, mas nem por isso tudo foi sempre fácil. Já fui excessivamente questionado por policiais de fronteira com aquele olhar torto, cheio de dúvidas, e tenho a certeza que tive a mala vasculhada no detalhe por conta da minha nacionalidade. Além do mais, Brasileiro precisa de visto para visitar vários países e vacina em dia para mais um tanto.

Fato é que o Passaporte Brasileiro não é o mais poderoso* nem entre os países da América Latina, ficando atrás do documento dos nossos hermanos Argentinos (pasmem!), conforme dados divulgados em lista recente.

Passaporte_Caio_hide

Mas vamos ao que interessa. Tenha em mente que o passaporte é o documento mais valioso e importante durante sua viagem, por isso todo o cuidado é pouco. É preciso ter muita cautela ao portar seu passaporte, em especial durante situações de fronteira (aeroporto, portos, estações de trem).  Perdê-lo pode se tornar um dos maiores transtornos para a sua viagem e tomará muito do seu (precioso) tempo e do seu (precioso) dinheiro.

Algumas dicas são certeiras:

  • Existem cinco tipos de passaporte previstos em lei. O mais comum é aquele da capinha azul-escura. Para solicitar seu primeiro passaporte ou renovar o seu vencido o procedimento é exatamente o mesmo (1. Separe os documentos necessários; 2. Faça o pedido online; 3. Pague a taxa; e 4. Compareça ao posto do DPF que você fez o agendamento). Todo o passo a passo está no Portal da Polícia Federal e é bem fácil fazer o agendamento para o posto mais próximo da sua cidade.tipos-passaportes
  • O passaporte brasileiro comum tem validade de cinco anos, mas recomenda-se fortemente que você não embarque para nenhum outro país com seu documento para vencer dentro de seis meses. Este papo de validade é cheio de controvérsias, porque existem países que (dizem que) aceitam e outros que não, mas minha dica é que você esteja sempre com seu passaporte novo e válido por mais de seis meses. Vai por mim.
  • Passaporte em mãos só para imigração e para procedimentos de Check-In! Ninguém precisa ficar turistando por aí com passaporte no bolso. Ao chegar ao hotel, tranque-o no cofre ou na sua mala com cadeado. O documento nacional (CNH ou RG) será aceito em qualquer situação de identificação pessoal no exterior. De novo: passaporte guardado sempre!
  • Leve cópia(s), colorida de preferência, da página principal do seu passaporte e dos seus vistos. Não precisa ser autenticada em cartório! Mantenha uma guardada dentro da mala – na sacola de meias, por exemplo – e outra com você. Isso vai te ajudar muito em caso de perda.
  • Se você estiver viajando com menores de idade, alguns cuidados precisam ser reforçados. Para crianças e adolescentes acompanhados dos dois pais ou responsáveis, não é necessário nenhuma documentação extra, exceto o passaporte. Nos demais casos, esteja atento:
    • Menores viajando acompanhados de apenas um dos pais ou responsáveis devem levar autorização do outro por escrito.
    • Menores viajando acompanhados de outros adultos devem levar autorização de ambos os pais por escrito. O mesmo caso se aplica para crianças ou adolescentes que viajarem desacompanhados.
    • IMPORTANTE: o formulário de autorização padrão deve ser o que se encontra no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) AQUI. É preciso preencher em duas vias, assinar e reconhecer firma em cartório.
  • Perdeu o passaporte!? E agora? Procure imediatamente o serviço consular mais próximo e solicite um novo documento, o de emergência. A emissão não será gratuita e é cobrada uma taxa salgada. No Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores há uma lista completa com dicas e endereços de todas as repartições brasileiras pelo mundo. Lembre-se que caso haja vistos no seu passaporte a perda deles é total e pode haver complicações para o seu retorno ao Brasil. Exemplo: se você estiver retornando do Canadá com escala ou conexão nos EUA (exigência de visto), será preciso adquirir outra passagem sem que se pare por lá. Complicado, né?!

É isso, galera! Cuidados simples para que vocês tenham outras preocupações durante a viagem. 

 

* Passaportes poderosos são aqueles que não precisam de visto pra entrar em um número maior de países.

Deixe um comentário