A cidadezinha de Gouda é tão deliciosa quanto os queijos amarelos homônimos.
Localizada a 80 Km ao sul de Amsterdã, Gouda (diga-se: rráuda) é uma espécie de ode ao mundo dos queijos; e toda decorada para ovacionar esse pequeno alimento. Em toda esquina há uma fabriqueta artesanal e lojinhas com diversas variedades à venda – e muitas opções para degustação.
Você logo vai descobrir que as variações do gouda vão muito além daquele queijo amarelinho molengo, envolto em uma capa rosa, que estamos acostumados aqui no Brasil. A cada mordida nos queijos se justifica a fama das vaquinhas holandesas e a qualidade dos derivados do leite.
Dá para comprar e levar uns pedaços para casa. A loja mais completa é a Kaaswinkeltje (!), na rua Lange Tiendeweg, número 30. É show!
Além de se deliciar com tantos sabores e caminhar entre as charmosas ruazinhas de Gouda, vale uma pausa na praça central, onde está a imponente igreja gótica Sint Janskerk.
A área é rodeada por bares e restaurantes e tem um clima agradabilíssimo para um relax e petiscos.
É na praça que, de Abril a Agosto, durante às Quintas-feiras, acontece o turístico Mercado de Queijo de Gouda. O evento ainda mantém as tradições antigas: os queijos chegam em carruagens e são pesados, avaliados, precificados e vendidos a comerciantes locais vestidos em roupas típicas.
Não sei por que se fala tão pouco de Gouda por aí…
COMO IR
Gouda está a aproximadamente 1 hora de trem desde Amsterdã, com saídas diretas praticamente a cada 30 minutos da estação central da capital (preço médio do trecho: €12).
Claro que dá para fazer um bate-volta, mas a grande sacada do passeio a Gouda é combinar com um day off a partir de Amsterdã e casar o tour com visitas a Madurodam e a cidade vizinha de Utrecht. Em 4 trechos curtos de trem, e em apenas um dia, você desfruta de 3 joias da Holanda.
Vai por mim.
-> Amsterdã: um bate-volta de trem redondo. Leia mais AQUI.