O que fazer | O que comer | Onde ficar | Quando ir | Como ir
Anos atrás, o Ricardo Freire, com o humor e a genialidade de sempre, conseguiu classificar como funciona o turismo praiano do Brasil. A análise é simples e excelente. Primeiro, ele tenta entender o que leva um país que ovaciona o mar, e vive quase todo à beira dele, a sempre buscar uma praia distante nos seus dias de folga; e depois ele teoriza como surgem esses cantinhos inóspitos, desertos e cobiçados do nosso litoral, esclarecendo com destreza como malucos e descolados colonizam novas vilas de praia.
De modo geral, o praieiro urbano vai cacifar um novo lugar para o seu guarda-sol quando procura um ambiente em que possa colocar o pé na areia, gelar a cerveja no isopor e deitar no chão com roupa molhada. (Eu, particularmente, não consigo entender quem troca uma praia de cidade por outra, e passa as férias movido a asfalto, ar-condicionado, tevê e microondas)
Tem lugar pra todo mundo? Tem sim.
No fundo no fundo, você não precisa saber regrinha alguma, e eu não vou me alongar em teses e discursos. Quando assunto é praia, só quero antecipar o seguinte: se você é como eu, do time dos pés descalços com aversão a concreto e shopping center, Itaúnas é o seu lugar – simples e charmosa; tranquila e movimentada; rústica na medida certa.
Eu já contei aqui que a minha história (de paixão) com a vila é pra lá de antiga. Desfilei várias razões que fazem de Itaúnas, na minha opinião, o lugar mais simpático do-mun-do. Então, pode contar comigo porque vou dividir tudo que sei (e tudo que busquei!) pra você acertar sua viagem quando for visitar o meu lugar predileto.
Vambora? Bem-vindo a Itaúnas!
O QUE FAZER
Não é preciso entender a vila para curtir Itaúnas – mas, vale a pena saber rapidinho que o distrito surgiu assim:
Séculos atrás, comunidades quilombolas subsistentes se instalaram na margem esquerda do Rio Itaúnas, à beira mar. Uma faixa de mata separava a vila da praia. Com o desmatamento progressivo da vegetação, o lençol de areia, empurrado pelo típico vento nordeste do Espirito Santo, avançou e soterrou a vila. Parece história de cinema, eu sei. Com o desastre, a partir dos anos 60, a população migrou e firmou abrigo do outro lado do rio, onde hoje é de fato a Vila de Itaúnas.
O que sobrou dessa história toda? Um cordão de dunas de areias brancas, com 2 Km de extensão, até 300 metros de largura, picos de 35 metros de altura e uma cidade embaixo. Uma verdadeira joia arqueológica que faz das dunas sinônimo do lugar – Itaúnas, a cidade, é comumente conhecida como Dunas de Itaúnas.
As dunas propriamente ditas são a maior atração da região e um dos dois principais motivos que fizeram popularizar Itaúnas na cartela de destinos de praia mais desejados da costa brazuca. A outra razão que leva milhares de turistas à vila é o forró.
É incerto afirmar quando e por que exatamente Itaúnas se tornou a capital nacional do forró pé de serra (e do forró universitário). É provável que com o estopim do estilo na região sudeste, no finzinho dos anos 1990, jovens tenham encontrado em Itaúnas o canto de praia perfeito para estacionar suas zabumbas, triângulos e sanfonas – é verdade que a influência nordestina na cidade já garantia o arrasta-pé bem antes disso.
Desde então, a trinca Vila-Dunas-Forró se tornou a santíssima trindade de Itaúnas. Você pode até ter um gingado tão bom quanto o de um bambu (eu! eu!), mas jamais sairá de Itaúnas sem se encantar pela vila, subir às dunas e ouvir um forrózinho – dando um pulo ou não no Buraco do Tatu.
O Parque, as dunas e a praia
A vila, as dunas e o forró (!) são parte de uma área protegida, que se estende por 3200 hectares, em 25 Km de orla marítima, conhecida por Parque Estadual de Itaúnas. O parque foi criado em 1991 e tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO no ano seguinte. Desde a sua fundação, a sede do parque coexistiu com o famoso Projeto TAMAR (que já não possui mais base em Itaúnas).
A sede fica ao pé da ponte (que atravessa o rio rumo à praia) e funciona como centro de visitantes.
O rio funciona como o refresco de quem vai ou volta da praia.
E a praia funciona como praia, mas só do outro lado das dunas. A principal, onde se concentram os quiosques, está a 700 metros da ponte + uma escalada. Você pode caminhar pela estradinha (onde dá pra ir de carro – mas, não! não! não faça isso!) ou atravessar a Trilha do Tamandaré (logo à direita após a ponte) e curtir o caminho por dentro da vegetação de restinga. É possível que você leve para casa um bicho-de-pé de presente, mas o passeio é maior barato.
O mar de Itaúnas é característico do sul da Bahia: grandes faixas de areia, coloração levemente turva, ondas fracas (ruim para surfar) e água morna. A tábua de maré é bem intensa e faz o trecho da orla variar em dezenas de metros ao longo de um único dia.
A infraestrutura da praia principal é completa. Os quiosques oferecem bons petiscos, vendem bebidas, possuem banheiros e aceitam cartões; ambulantes alugam cadeiras e guarda-sóis, circulam com picolés, servem coalho na brasa e pastel frito (aliás, o pastel é um clássico de Itaúnas – prove o banana real, com recheio de banana da terra e queijo).
A caminhada a partir da praia, em qualquer direção, é livre, mas você só encontrará nova base para se acomodar a 7Km de areia dali, na praia do Riacho Doce. É melhor ir de carro – saiba mais logo abaixo, em Passeios.
O forró
O som da zabumba, triângulo e sanfona é onipresente em Itaúnas, que funciona como a disneylândia dos forrozeiros. O ritmo nordestino está em todo o canto: nas pousadas, nas casas alugadas, no meio da rua, na praça da igreja, nos bares. Se você quer aprender a dançar, em Itaúnas isso vai acontecer; os nativos adoram iniciar os turistas no bate-coxa.
Na vila quem comanda o arrasta-pé são as enormes pistas do Buraco do Tatu e do (recém inaugurado e novo) Bar do Forró. Hoje, as duas casas estão coladas muro a muro e disputam o público com atrações ao vivo a cada noite. O que não mudou é a tradição das festas só começarem de madrugada e terminarem depois que o sol raiar, por isso é comum encontrar Itaúnas inteira descansando entre 21 e 00hs. Outra coisa também é certa: forró em Itaúnas não tem temporada e sempre vai haver um cantinho para você gastar o chinelo.
Os incansáveis curtem as matinês (às 18hs) que são de responsabilidade do Café Brasil, na rua principal.
O ápice do “forrozeamento” acontece durante o FENFIT, o Festival Nacional de Forró de Itaúnas (saiba mais em Quando Ir, abaixo), quando rola o forró da manhã, o forró pré-praia, o forró da tarde, o forró esquenta-para-a-noite, a disputa de forró na praça, os shows de forró da noite e o after party com forró, depois do forró, na ponte. É uma loucura!
É bom lembrar que para a proteção ambiental, desde 2007 o parque não permite mais luzes acesas nas dunas durante a noite e música ao vivo na praia. Os quiosques têm som ambiente, e em sua maioria tocam… forró!
Muito além do forró
Enquanto puder vou insistir que Itaúnas é muito mais do que forró – e não precisarei fazer esforço pra isso. Já falei que não sei dançar e que minha paixão pelo balneário é movida por outros motivos.
Itaúnas é um destino excelente para famílias e não-amantes do forró. A vila é extremamente pacata, relativamente acessível, bem cuidada, tem boa infraestrutura e com ótimas opções de hospedagem – desde que esteja buscando um lugar simples, mas rústico; humilde, mas lindo e charmoso. Itaúnas é pé no chão (literalmente, pois não há calçamento).
A praça da igreja centraliza o principal comércio da cidade. À direita (de quem está caminhando sentido praia) estão as lojinhas mais cools, restaurantes, padaria e café. Do outro lado você tem pizza, sorvete, tapioca, açaí e a concentração dos forrós. A ruelinha que cruza o fim da praça serve como ponto de apoio para hippies e vendedores de artesanatos. Tudo em perfeita harmonia.
Rua de Lojinhas
A vida noturna também oferece outras opções. O Bar da Ponte é o lugar do reggae e a casa Crepe Samba Kone Groove, com quase 10 anos de vida, já virou símbolo de Itaúnas. O lugar é intimista e fica lotado na alta estação. Durante o ano, praticamente todo fim de semana tem sambinha ao vivo e o crepe feito pelo Plínio, o proprietário do bar, é delicioso. O meu predileto: Noel Rosa, com frango, requeijão, champignon e molho pesto.
ATENÇÃO: no feriado da independência de 2018 estive em Itaúnas e, como já havia me contado o Plínio, o Crepe já não estava mais lá — no lugar, uma hamburgueria (não provei) com cardápio interessante foi aberta.
Passeios
A vida em Itaúnas é lenta e a cidade não tem nenhum viés aventureiro. Ainda assim, há quem arrisque uma trilha, um passeio de bicicleta, uma canoagem pelo rio ou uma voltinha de stand up paddle. Quem comanda essa área por lá é a Casinha de Aventuras, aberta o ano todo e localizada na rua principal.
A Casinha também é a melhor central de informações se você deseja debandar pelas praias depois das dunas, e invadir o sul da Bahia. O giro que passa por Riacho Doce (na divisa do ES com a BA), Praia Dois e Costa Dourada dura o dia inteiro, é feito de bugue e custa em média R$ 300 para 4 pessoas. O trajeto é percorrido em estradinhas labirínticas de terra geralmente esburacadas e em péssimas condições – com muita atenção nas placas, é possível realizar o roteiro em carro próprio.
Riacho Doce está mais perto, a 17 Km de estradinha. O encontro do riachinho de água cor de coca-cola com o mar é a belezura do lugar. O acesso de carro até a melhor praia não é possível, pois o lugar é bloqueado por uma fazenda. Os carros ficam num estacionamento 500 metros antes e a caminhada até o rio é pela areia. Há duas simples barracas que servem petiscos e bebidas. Leve dinheiro.
Praia do Riacho Doce
Costa Dourada já se encontra em território baiano; as falésias são a principal atração. Há restaurantes com boa comida e bastante movimento. As praias seguintes (dos Coqueiros e Dois) se destacam pela vegetação, mas não compensam a viagem.
A mais bonita de todas é a Praia do Gesuel (BA), já afastada 50 Km de Itaúnas – é preciso paciência para chegar lá. A comprida faixa de areia, com mar aberto, é vizinha de um lindo manguezal. Com o guia certo (recomendo o Valdemir 27 99729.7913 ou o João 27 99940.3665) dá para comer ostras frescas colhidas nos galhos da vegetação – é bom demais! Não possui barracas.
Acesso a Praia do Gesuel
Restaurantes
Com todas as principais opções em volta da pracinha da igreja, você vai precisar de pouquíssimo esforço para encontrar um bom lugar para comer e bebericar.
O que é certeiro:
O Restaurante do Roninho, em frente a ponte, sempre tem pescados frescos e cerveja gelada, por isso é o melhor intervalo para os seus mergulhos no rio na volta da praia.
O Restaurante do Cizinho é o mais charmoso e conhecido de Itaúnas. Está ao lado da praça, na esquina da rua mais bonitinha da vila. É o lugar para comer moqueca capixaba, mas o bobó de camarão é a melhor pedida. Quer mais? Peça a porção de batatinha frita – é sério, vai por mim. As fritas do Cizinho são feitas na casa (nada de congelados!) e vêm fininhas e crocantes. Um luxo!
O Sapucaia é a casa mais gourmet da vila, também na rua principal. O ambiente é muito agradável e a cozinha comandada pelo chef Itamar apresenta pratos sofisticados. O spaghetti de frutos do mar é conhecido, mas o filé ao molho de gorgonzola e jabuticaba é quem rouba a cena. De sobremesa, a compota de pitanga com sorvete (com frutas colhidas no quintal) merece ser pedida duas vezes.
A Casa di Berê é novidade em Itáunas: um simpático bistrô, com lojinha e comida elogiada. E o Restaurante da Pedrolina tem que ser a sua escolha econômica (com uma excepcional refeição caseira).
A minha comida predileta está no Bar da Ana – escondidinho três quadras atrás do Cizinho. A Ana não tem cardápio fixo, então é preciso olhar no quadro de giz quais são as opções do dia. Torça para a casquinha de siri estar disponível (uma das melhores do mundo!) e prove sem medo qualquer opção de massa caseira. A música é sempre boa e o lugar muito aconchegante. Só abre a noite.
Conheça mais alternativas abaixo, lendo sobre o que comer.
7 dicas em Itaúnas
- Não existe posto de gasolina na vila – o mais próximo está em Conceição da Barra, antes de entrar por terra. Garanta o carro abastecido.
- Também não existe caixas eletrônicos. Cartões são amplamente aceitos, mas dinheiro vivo no bolso, só se você trouxer.
- Itaúnas tem fuso horário trocado. A padaria fica cheia até o meio dia, os restaurantes lotam para almoço às 17hs, a vila morre às 21hs e a vida noturna só começa à meia-noite.
- Jamais encare as dunas descalço. A temperatura da areia fica muito alta e você não vai conseguir chegar à praia. Não diga que não avisei.
- O pôr-do-sol (ou nascer da lua) nas dunas é imperdível. Leve uma canga e um drink.
- Forró é para dançar e não para assistir. Não quer bailar? Então não fique na pista – as pessoas vão constantemente te convidar pra dançar.
- O réveillon de Itaúnas é o melhor do Brasil.
O QUE COMER
É curioso constatar que a moqueca capixaba, tão presente na capital Vitória e com tanta popularidade em Guarapari e arredores, não tem tanta repercussão em Itaúnas. Com abundância de peixes, os restaurantes oferecem o prato, claro, mas o que predomina na cidade é outro estilo de cocção. Por lá, a dona do reinado da gastronomia local é a pescadinha frita.
Sempre muito fresco, o peixe é filetado e feito à moda antiga (empanado apenas no fubá). A porção é pedido obrigatório na praia; excelente petisco – ou refeição – na vila. Saboreie com limão espremido.
De resto, além dos carros-chefes de cada restaurante de parágrafos atrás, vale destacar: o pastel banana real da praia (já falei!); os crepes do Plínio, no samba (já falei!); a tradicional cocada biscoito (à venda no supermercado Varandão); e as piadinas (uma espécie de pastel italiano) do La Piada.
Para beber
Nativos e turistas glorificam três bebidas que são as donas da noite itaunense: a xiboquinha (aguardente feita com canela, limão e gengibre), o cipó-cravo (cachaça com mel curtida na madeira do cipó) e a catuaba (sei lá de quê isso é feito).
A xiboquinha deve ser bebida bem gelada com limão. O cipó vem em copinhos de shot, na dose. Na catuaba se coloca apenas pedras de gelo. Escolhendo umas das três, não há nada mais Itaúnas – nos forrós cerveja não tem vez.
Minha dica: todo o cuidado é pouco, amigos.
ONDE FICAR
Com a popularização do turismo em Itaúnas no início da última década, muita gente de fora resolveu estabelecer base no vilarejo e aplicar dinheiro na região. Itaúnas sofreu um boom tão violento de investimento em construção que, em 2004, o Parque precisou regularizar a coisa. Atualmente, existem mais de 100 pousadas e campings na cidade – além disso, arrisco dizer que não deve haver um nativo sequer que não tenha um quartinho para alugar. Itaúnas possui uma quantidade de leitos capaz de multiplicar sua população em quase 10 vezes.
E com esta oferta toda você acha que é fácil encontrar um lugar para dormir nas altas estações? Tá muito enganado.
Com tanta opção, resolvi facilitar sua vida listando as seis alternativas que, na minha opinião, são as mais descoladas de Itaúnas. Como não existe hospedagem na beira da praia – todas as opções estão na vila – e a vila é relativamente pequena para considerar a localização um fator importante, julguei três itens como fundamentais para uma boa escolha: conforto, serviço e charme.
Vamos a elas (em ordem alfabética)!
Estalagem Vila Tânia: tem uma excelente área externa com piscina, salão de jogos e playground (ótimo para crianças). Oferece apartamentos duplos, triplos e chalés.
Pousada das Araras: ambiente charmoso e quartos com decoração simples. A área da piscina é ótima e fica do outro lado da rua.
Pousada Casa da Praia: talvez seja a única “pousada boutique” de Itaúnas. Tem uma decoração primorosa e ambiente super aconchegante. O destaque fica por conta de uma grande varanda com vista para o rio.
Pousada dos Corais: amplo e bem cuidado jardim com piscina. Costuma oferecer bons preços na baixa temporada.
Pousada Pargos: quartos confortáveis, piscina e serviço excelente. Como está localizada em frente à praça central, pode ser desconfortável quando a vila está movimentada.
Pousada Vila Mundi: possui apenas sete quartos em ambiente carinhoso e minimalista. Ideal para quem procura sossego.
QUANDO IR
Itaúnas está disponível, com calor e tempo firme, o ano inteiro. As chuvas se concentram no pré-verão, em novembro e dezembro, e pode cair trombas d’água no fim do ano. De resto, ao menos o mormaço está garantido.
Em novembro o tempo pode virar em Itaúnas
Carnaval e réveillon não devem ser parâmetros para julgar vilarejos de praia no Brasil – todos ficam caóticos e insuportáveis. Só que Itaúnas tem o seu charme.
Vou repetir mais uma vez que, para mim, o réveillon em Itaúnas é o mais fascinante do país. Os forrós ficam mais caros com programação especial e a vila fica super movimentada; mas, tudo é compensado com a virada do ano em cima das dunas. Milhares de pessoas formam um lindo mar de roupas brancas para brindar as taças e celebrar o ano que nasce.
No carnaval Itaúnas lota novamente. Entretanto, não há trios elétricos, batuques, blocos ou coisa assim. Sempre rola um ou outra brincadeira pelas ruas, mas quem manda é a tranquilidade.
Feriados nacionais não enchem a cidade e a data mais legal para conhecer as tradições da vila é na Festa de São Benedito, no terceiro fim de semana de janeiro. O movimento folclórico do Ticumbi colore a praça da igreja com danças, cânticos, coroação de reis do congo e encenação de lutas – onde há o envolvimento de toda a população local. É lindo!
Nos feriados a cidade fica tranquila
Para os forrozeiros, a parada obrigatória é durante as duas semanas do FENFIT – Festival Nacional de Forró de Itaúnas, em julho. Apesar de inverno, vai dar praia durante o dia e apenas soprar um ventinho fresco a noite. Não há outra data que a vila fique mais cheia do que no FENFIT (caos! caos!).
COMO IR
Itaúnas está localizada a 270 Km da capital capixaba, Vitória, onde fica o aeroporto mais próximo. Deve-se seguir pela BR-101 Norte (com 3 pedágios) até a entrada de Conceição da Barra, no Km 50. Dali são 14 Km pela ES-421 até o trevo para Itaúnas. Depois mais 21 Km em estrada de terra sempre em condições desfavoráveis – vá com cuidado.
As companhias TAM, Gol e Azul operam voos diários para Vitória com partidas em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.
De ônibus, a viação Águia Branca faz o trecho Vitória / Conceição da Barra com três saídas diárias e duração de quase 5 horas (passagens são vendidas online). Na rodoviária da Barra, a Mar Aberto executa a viagem até Itaúnas em vários horários.
A viação São Geraldo possui ônibus desde o Rio de Janeiro até Conceição da Barra ou de São Paulo até São Mateus, onde tem que pegar outro ônibus (40 minutos) até a Barra. Para quem vem de Belo Horizonte, a Gontijo faz o trajeto todos os dias.
Qualquer esforço é pouco… Itaúnas vai te recompensar!
Oi Caio!!
Quero ir pra Itaúnas esse ano, mas gostaria de ir 4 a 5 dias só… Você recomendaria ir quais dias? Pegar o início, o meio ou o fim?
Obrigada! Bjo
Oi Li! Tudo bem?
Olha, tudo vai depender do que você está procurando em Itaúnas. É bom saber que apesar de estar “funcionando”, a vila tem turismo sazonal e só fica agitada mesmo no verão. Nos meses do inverno o tempo é firme — não faz muito calor — e dificilmente vai chover. A exceção da muvucada acontece agora em julho: se você é forrozeira, no mês que vem começa o imperdível FENFIT – Festival Nacional de Forró de Itaúnas (de 16 a 23 de julho de 2016), quando Itaúnas fica super cheia e agitada.
Se está em busca de sossego, qualquer feriado é legal (não fica muito cheio e tudo funciona). O feriado da independência este ano pode ser uma ótima escolha, porque dia 8 de setembro é feriado na capital Vitória e possivelmente haverá programação intensa em Itaúnas por 5 dias (7/set, quarta; 8/set, quinta; 9/set, sexta; 10/set, sábado e 11/set, domingo).
O reveillón, como eu disse no post, é agitado e especialmente incrível. A vila fica bem cheia, mas a virada nas dunas é demais!
Depois me conta como ficaram os seus planos. Boa viagem!
Oi tudo bem ?
sou louuca pra conhecer Itaunas
pretendo ir na ferias agora em Agosto
sou de SP estou na pesquisa pra nao gastar muito porque pretendo ficar uns 10 dias, sabe de alguma dica pousada ou quarto bacana pra casal que seja mais em conta?
estou vendo qual seria mais viavel se ir de onibus ou carro…Ja me ajudou muito as infomações mencionadas aqui, porem se tiver mais alguma dica especifica dentro das minhas limitaçoes Amaria saber
Muito obrigada!!!
Oi Luana! Tudo bem?
Olha, as pousadas que realmente recompensam seu dinheiro são essas que listei aqui no post. Mas como eu falei, Itaúnas tem uma quantidade enorme de opções de hospedagem – para todos os gostos e bolsos. Como você está programando sua viagem para Agosto e o seu período na vila não vai coincidir com o FENFIT – Festival Nacional de Forró de Itaúnas (de 16 a 23 de julho de 2016), não há nenhum risco de não encontrar lugar pra ficar. Essa época é baixíssima estação e acho que seria muito fácil garimpar pousadas lá mesmo, buscando por alternativas que combinam com você e barganhando melhores preços. Não precisa fazer reserva antecipada não.
Lembre que tem muita estrada entre SP e Itaúnas, hein! De ônibus ou carro, dificilmente você faz essa viagem em menos de 16 horas.
A vantagem de ir de ônibus é a despreocupação com a estrada. A vantagem de ir de carro é que com 10 dias vale a pena você investir em outros destinos, além de Itaúnas. Pense num pitstop na capital Vitória ou uma esticadinha (4hs desde Itaúnas, mais ao norte) na vila de Caraíva – BA.
Depois me conte como foi. Boa viagem!
Gostaria de saber se em final outubro /início novembro vale a pena ir a Itaunas? Há lugar p dançar forró a noite mesmo sem ser alta temporada? Obrigada pela ajuda.
Oi Karine! Tudo bem?
Itaúnas não vai estar lotada nesta época do ano, mesmo nos feriados (12/Out, 2/Nov ou 15/Nov). Só que se você estiver buscando uma vila um pouco mais animada com algumas opções para dançar forró durante a noite, recomendo que escolha um desses três recessos para a sua viagem – num fim de semana qualquer de outubro ou novembro é bem provável que a cidade esteja às moscas.
Nas datas de Finados ou Proclamação da República é certeiro que terá algum forrózinho aberto. Pode apostar que o arrasta-pé estará garantido.
Depois me conta como foi. Bom passeio!
Olá, gostaria de saber se a praia de itaúnas está própria ou imprópria para banho após o rompimento da barragem em mariana, estou querendo visitar a vila agora em dezembro. Obrigada!
Oi Jamila! Tudo bem?
As praias do litoral capixaba que ainda estão impactadas pela lama da barragem de Mariana são concentradas na região de Regência (município de Linhares). Itaúnas está bem mais ao norte e, desde o rompimento, não teve sua balneabilidade modificada.
Veja no mapa da Secretaria de Meio Ambiente (AQUI) que, apesar de Itaúnas estar sem classificação, toda a região de Conceição da Barra está própria para banho.
Resumindo: pode viajar tranquila e aproveitar a praia sem problemas. Divirta-se!
GOSTARIA DE SABER SE TEM PADARIA DE SILVANIA A ONDE FICA?
Ei Caio, obrigada pela resposta anterior. Tenho outra pergunta, você sabe dizer se na primeira semana de dezembro eu encontro alguns points abertos, se já há uma movimentação maior na vila etc, ou até o reveillon é bem sossegado? Gosto muito do krepe samba (kone) groove, mas não sei se ele abre sempre também, queria poder aproveitar a noite. Obrigada!
Oi Jamila!
O Krepe Samba abre o ano inteiro e certamente vai funcionar em dezembro – só não dá para afirmar que vai rolar alguma programação especial antes do reveillón. Aliás, praticamente todos os bares e restaurantes já estarão funcionando e esquentando as turbinas para o verão; mas não espere muito movimento na vila.
Obrigada!
E ai, Caio, tudo bem? Estou indo passar o reveillon em itaunas esse ano! O que você sugere pra fazer após a queima de fogos, tem alguma festa na Vila? Quais são os preços, mais ou menos, pra eu preparar meu bolso rs. Tem algum lugar que Vc sugere para já ir buscando informações?
Oi Lívia! Tudo bem?
A virada do ano nas dunas é realmente especial e imperdível. Muita gente acaba ficando por lá mesmo por causa da atmosfera (não acontece nada de especial e alguns quiosques na beira da praia oferecem serviços mínimos), entretanto a vila é tomada de boas opções após a meia-noite. Os forrós têm programação especial com shows (espere ingressos na faixa de R$ 100) e todas as ruas e bares ficam bastante movimentadas.
O que fazer depende de cada um e pode ter a certeza de que não faltará opções. Ah, dá para decidir tudo no dia. Abraços!
Olá Caio, tenho um casal de filhos de 5 e 7 anos é possível aproveitar esses passeios do post com eles, ou será muito cansativo? Quanto a segurança na vila é tranquilo? Pretendemos ir a partir do dia 15/02/2017, mas ainda não sei se ficamos para o carnaval…Há outras opções para as crianças como parque…
Desde já agradeço.
Oi Emilyn! Tudo bem?
Itaúnas é um lugar excelente para passar férias com crianças. A vila é super segura, pacata e ótima para deixar os filhos “soltos”. Os passeios sugeridos também são possíveis com crianças dessa idade (desde que estejam dispostos a encaram uma estradinha a bordo de um bugue) – combine um roteiro menor com o guia, de repente.
A minha única dica é para você evitar os picos de temporada: reveillón e carnaval deixam a vila lotadíssima e pode ser muito complicado aproveitar essas datas com seus filhos. Eu evitaria.
Boa viagem!
Caio muito obrigada!
Caio,
Pode me informar se é melhor no carnaval 2017 se hospedar em Itaúnas ou Conceição da barra? Como flui as cidades nessa época?
Há locadora de veículos em conceição da barra?
Oi Ana! Tudo bem?
O carnaval de Itaúnas e de Conceição da Barra são completamente diferentes, funcionam quase como uma antítese um do outro. Na Barra a ideia é seguir os blocos e trios-elétricos, com muita festa e bagunça dia e noite; já Itaúnas não tem nenhuma programação, nem nada além do forró e uma vila mais cheia – um pequeno bloquinho de rua com os nativos costuma rodar a cidade na segunda-feira apenas.
Durante o dia muita gente sai da Barra e vai pegar praia em Itaúnas, deixando a vila lotada. Tudo fica movimentado.
Não acredito que você consiga alugar carro em Conceição da Barra e tampouco encontrei alguma informação sobre. Entretanto, você encontrará ônibus disponíveis fazendo o trajeto com frequência.
Aproveite.
Olá, estou programando uma viagem para Itaúnas em março e pretendo de lá seguir a pé para Bahia. Gostaria de acampar fora de campings pra curtir mais o céu estrelado e a natureza, sabe se é possível ou se a cidade é muito perigosa?
Sabe também de outros potos no caminho para a Bahia que valham a pena olhar?
Obrigada.
Oi Rayra! Tudo bem?
Não acredito que seja possível acampar em Itaúnas fora de campings, porque trata-se de um Parque Estadual de preservação e você deve ter problemas com permissão. Mesmo assim, não acredito que seja muito seguro.
A praia mais próxima de Itaúnas é Riacho Doce (que está a 7 Km de caminhada pela areia e já fronteira do ES/BA). Daí pra frente não posso te afirmar as distâncias para que você continue sua jornada. Apenas como referência: Cumuruxatiba está a 250Km por carro e Caraíva a 360Km.
Depois me conta essa aventura.
Boa tarde.
Tenho interesse em conhecer Gesuel Costa Dourada e Riacho Doce. Tenho boas ferramentas de navegação.
Alugar veículo em Vitória e fazer esses roteiros de forma autoguiada é uma opção interessante?
Obrigado
Oi Diego! Tudo bem?
Não consigo te confirmar se ferramentas de navegação te ajudariam na região.
Ir com carro próprio é uma alternativa legal. Posso te garantir que Riacho Doce e Costa Dourada são fáceis de chegar seguindo as plaquinhas espalhadas pela estrada. Já a Praia do Gesuel é bem mais complicada e praticamente não há sinalização. Como estamos falando de passeios bate-e-volta, vale a sua análise do custo de manter um carro na vila (que não servirá para nada) e fazer os passeios de forma independente ou combinar os trajetos com bugueiros locais.
Aproveite!
Obrigado Caio.
Boa tarde! Gostaria de saber se nessa época, tem algumas vagas de emprego na cidade, só pra poder se manter no período da alta temporada!
Oi Flávia! Tudo bem?
Durante a alta temporada, como se espera, as lojas, restaurantes e pousadas estão a todo o vapor, mas acho muito arriscado eu te confirmar se existe ou não ofertas de emprego. Lembre que a vila é bem pequenina e não existe um foco direcionado ao comércio.
Tudo bem e vc?! Obrigada!!! Quero ir com uma amiga mas nao estamos com tanto dinheiro e pretendiamos ficar ate finam de janeiro!
Olá Caio, vou com duas crianças tbm, das pousadas que tem piscina, qual vc acha que tem estrutura melhor pras crianças ! Obrigada desde já
Oi Marcela! Tudo bem?
Itaúnas é um parque de diversões a céu aberto – só de passear com as crianças na praça da Igreja e tomar um sorvete já vale a diversão. Em todo o caso, das pousadas que eu recomendo a Vila Tânia é ótima para crianças porque além de piscina tem salão de jogos e playground.
Aproveite e boa viagem!
Boa noite Caio…
Adorei as suas dicas…valiososas..estou em Itaunas.Fizemos hoje um passeio de bugue muito bom! ! O rapaz muito educado e gente boa…Helbert ..whats (27) 9 9725 9456…quem interessar fica a minha dica !!abração da Rita
Oi Rita! Que ótimo. Obrigado pela dica.
Um abraço.
Olá!
Estou querendo viajar sozinha para Itaúnas, é um bom roteiro?
O acesso aos passeios é fácil?
Pois não vou de carro…
Obrigada!!!
Oi Fabiane! Tudo bem?
Itaúnas é um ótimo roteiro para quem tá sozinho e uma vila super segura. As atrações da cidade não exigem carro e os passeios de bugue descritos no post podem ser reservados e compartilhados com outras pessoas. Aproveite a temporada de verão e divirta-se!
Boa viagem.
Obrigada!!! 🙂
Desse ano não passa rs…
A estrada está péssima. Dó do meu carro.
Olá Caio, parabéns pelo blog, muito informativo. As praia mais próximas à Vila tem infraestrutura, como barracas , banheiros e etc ? E o custo Com alimentação nessas barras e em restaurantes na vila , como é? Indica algum lugar com boa comida e preço justo?
Obrigada
Oi Solana! Tudo bem?
Obrigado. As praias das dunas têm ótima infraestrutura, com barracas com comidas e bebidas, mesas e banheiros. Na praia circulam vários ambulantes (na alta temporada) e é possível alugar cadeiras de praia e guarda-sol.
Os preços não são excelentes — até pela dificuldade em levar os mantimentos para as barracas —, mas é possível comer peixes de qualidade e demais petiscos. A minha barraca predileta é a do Itamar.
Boa viagem!
Ei Caio, minha maior dúvida ao fazer o roteiro, é questão de valores. Qual é a margem, de bebidas, e comida. Entrada do Buraco do Tatu por exemplo…?!
Vou passar dois dias
Poderia me informar?
Grata
Oi Mikaela! Tudo bem?
Itaúnas é uma vila que explora o turismo, mas não é requintada. As opções variam e têm alternativas para todos os tamanhos de bolso (desde moquecas de R$ 120 a Pratos Feitos de R$ 16) — na praia, os preços são mais homogêneos e tudo é relativamente salgado; considere pagar R$ 5 numa latinha de cerveja e R$ 50 numa porção de peixe frito.
As entradas para o forró também variam a cada temporada e época do ano. Em baixa, quando abertos, as casas cobram aprox. R$ 10 de ingresso. No revéillon e no FENFIT as entradas podem custar até R$ 100 por pessoa. Tem pra todo mundo!
Oi caio! Gostaria de saber se o feriado do dia 1 maio é uma boa opçao para ir pra itaunas? Como vai estar a vila movimentada? Tera opçoes para sair a noite?
Att,
Conhece a pousada holu?
Oi Marcela! Tudo bem?
Eu não conheço essa pousada, mas está muito bem cotada no TripAdvisor. Está com bom preço? Eu arriscaria.
Boa viagem!
Oi Caio. Muito bacana seu post. Parabéns.
Gostaria de saber se vale a pena ir agora no feriado de 1 de maio. Como estará a Vila, se não estará muito parada…
Obrigado!
Oi Deyvison! Tudo bem?
Se você está esperando a vila lotada e cheia de atrações, não acho um bom momento para ir. Em feriados curtos, Itaúnas fica mais tranquila, com pouco movimento, mas com tudo funcionando (como bares e restaurantes).
Abraço!
Obrigado Caio.
Na verdade, estou indo pra conhecer mesmo. Não precisa estar muito movimentada. Meu medo é que esteja “morta”, mas se os bares e restaurantes estiverem abertos, está ótimo.
Olá, Caio. Parabéns pelo post! Excelente!!!
Estou pensando ir no feriado de Corpus Christi, o que acha dessa época por lá? Já esteve lá nesse período?
Será que encontro forró nessa época também?
Obrigada!
Oi Daiane! Tudo bem?
Com certeza vai haver algum movimento em Itaúnas durante o feriado de Corpus Christi. Não acredito que a vila chegue a ficar cheia, mas provavelmente algum forrózinho estará aberto. Aproveite!
Boa tarde!
Gostaria de saber se vc sabe quanto gasto de gasolina de vitoria a itaunas …
E pra andar de bugue pra conhecer quanto também?
Oi Aliene! Tudo bem?
De Vitória a Itaúnas são 270 Km de viagem, sendo os 21 Km finais em estrada de terra, onde você não vai passar de 60 Km/h. A viagem total leva pelo menos 4 horas. Com essas informações e sabendo o consumo do seu carro, acho que você consegue precisar quanto vai gastar de combustível.
Os bugues para passear pelas praias da região não são alugados — ou seja, você não precisa abastecê-los. Os carros são dirigidos por bugueiros locais e o preço médio de R$ 300 para até 4 pessoas já inclui os custos com gasolina.
Ei Caio!
Mto legal esse post… mtas informações 😉
Por favor, sabe me dizer se eu for para dunas uns 2 dias antes do inicio do Festival, a ilha ainda vai está sossegada?
Queria aproveitar um pouco dos dois jeitos a calmaria e o agito do festival.
Obrigada!
Oi Mari! Tudo bem?
Eu acho que 2 dias antes do festival você consegue pegar a vila tranquila sim. Quando o FENFIT começa é que a cidade se transforma mesmo; eu arriscaria.
Ah, Itaúnas não é uma ilha!
kkkkkkkk
na verdade eu queria dizer vila mesmo… mas desculpa aí a vergonha que passei 😐
E mais uma vez obrigada 😉
Boa tarde Caio, quero muito conhecer Itaunas, pretendo viajar em familia, tenho uma filha de dois anos, porem estarei de ferias no mes de novembro. Voce recomendaria?
Oi André! Tudo bem?
Itaúnas é um passeio legal para todo mundo: casais, famílias, crianças, solteiros. Lembre-se apenas que estamos falando de uma pequena vila de praia com pouca infraestrutura. Aproveite!
Boa noite pretendo passar rebeilom esse ano eu e meu namorado em relação segurança etc você axha que é tranquilo ir casal? Em relação estadestaria você recomenda a pousada vila morena?
Que delicia ler este post… Meu coração apertou de saudades e lembrou de cada lugar, cada canto, cada comida com muita alegria! Recomendo exatamente tudo citado! Tenho o mesmo sentimento pela Vila, a única diferença é que sei dançar! Melhor ano novo da minha vida, e logo menos estarei de volta!!!
Oi Rita! Tudo bem?
Que bacana. Itaúnas é mesmo um lugar mágico – mesmo pra quem não sabe dançar!
Abraços.
feriado agora da independência vai ter programação especial em itaúnas, me dá umas dicas ai de como vai estar
Oi Walace! Tudo bem?
Não encontrei nenhuma programação especial em Itaúnas para este feriado da independência. Entretanto, como este ano 7 de setembro cai numa quinta-feira e dia 8, sexta, é feriado e dia da cidade na capital Vitória, é bem provável que muita gente aproveite esses quatro dias para ir para a vila. No mínimo, imagino que todos os estabelecimentos devem funcionar a todo vapor.
Abraços.
Vou pra itaunas pela primeira vez agora em setembro do dia 11 ao dia 17 será que vou gostar? quero dicas do que fazer
Oi Caio, existe algum caminho para ir de carro de vitória beirando a praia? Obrigada. Adorei as dicas.
Oi Raquel! Tudo bem?
Não existe um caminho direto pelo litoral que ligue Vitória a Itaúnas. Entretanto, um bom trajeto é seguir pelo litoral desde a capital até a fábrica de celulose da Fibria, em Barra do Riacho. Seguindo pela ES-010 você faz o caminho por Manguinhos, Jacaraípe, Nova Almeida, Coqueiral, Barra do Saí… até chegar próximo a Barra do Riacho e entrar sentido a fábrica. Você vai passar em frente ao complexo industrial, seguir viagem pela estrada privada por mais 35Km e voltar à BR-101 na altura de Jacupemba, a 30Km de linhares e ao lado da famosa Pamonharia da Roça.
Este roteiro aumenta um pouquinho a distância da sua viagem até Itaúnas, mas compensa pelo visual e por evitar o stress do trânsito da BR-101. É super fácil e eu adoro fazer este trajeto. Vale a pena!
Boa viagem!
Olá Caio tudo bem, gostaria de saber se a estrada de terra que tem para chegar é muito ruim? Estou planejando uma viagem agora em novembro e queria muito passar em Itaúnas, mas meu carro é baixo e estou com medo da estrada.
Oi Luiza! Tudo bem?
A estrada de terra até Itaúnas não é das piores, viu. Ultimamente ela tem estado bem cuidada e o trajeto é acessível por qualquer tipo de veículo. O único ponto de atenção é para quando chove muito: aí vira um caos, praticamente intransitável.
Fique monitorando o tempo nos dias da sua viagem. Sem chuva, é tranquilo!
Olá Caio gostaria de saber como funciona o passeio de bugre? Valor ? Quanto tempo?
Oi caio,muito bom ter encontrado suas dicas,to querendo comemorar meus 25 anos de casados em julho de 2019,sabe onde encontro a programação do FENFIT,EM 2019.um abraço.
Oi Dalberto! Tudo bem?
A programação do FENFIT, geralmente, é divulgada apenas meses antes do festival acontecer – em 2019 o evento deve acontecer em agosto. Fique de olho no site do festival para confirmar datas e line up.
oi caio bom dia,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas moço logo quando penso em ir a itaunas, vai mudar a data do festival né possível,mas valeu pela dica mas mesmo não tendo o festival vai ter forró,qual dica de hospedagem para uma data dessa? afinal são 25 anos com a mesma mulher…tem que comemorar!!!! brigadu pela resposta.
Olá. Você sabe me informar se as praias são tranquilas ou com muitas ondas?
O que você considera imperdível em Itaúnas?
Obrigada
Oi caio tem dicas de caminhos a pé saindo de itaunas rumo a alcobaça?
Oi Dalberto? Tudo bem?
A pé!?!? Sério!?!? Pela praia deve ser uns 100 Km! Ou mais.
Prezado Caio , Li seu Blog inteiro ,já estive em Dunas umas 3 vezes isso há 20 anos antes de casar,hoje pretendo ir inicio de fevereiro de Motocicleta / Harley ,mas em seu Blog não consta informações principalmente como esta o pavimento dos 26 Km ,importante para o tipo de Motocicleta Custon.
Oi Eric! Tudo bem?
A estrada de terra que liga o trevo de Conceição da Barra a Itaúnas está em bom estado — no reveillón 2017/2018 eu não tive problemas e creio que você consegue chegar de moto sem dificuldades. É importante apenas verificar como esteve o clima nos dias anteriores a sua chegada. Se chover muito, pode ficar complicado.
OK, antes de sair ligo para quem ??? para eu saber detalhes do clima local ???
Caio, boa noite,
Estou para sair de férias em abril e gostaria de saber se consigo curtir a praia com meus 2 filhos, um de 3 anos e uma de 1 ano. Pois me disseram que tenho que caminhar uma distância grande nas dunas, e com crianças pode dificultar. Abração!
Oi Acácio! Tudo bem?
O único acesso à praia de Itaúnas se dá atravessando as dunas ou caminhando pela Trilha do Tamandaré. De fato, ambos os caminhos exigem uma “escalada” pelo pico de areia — e pode ser trabalhoso com crianças (ainda que não seja inviável).
Na praia você vai encontrar boa infraestrutura nas barracas e aluguel de cadeiras e guarda-sol; então, evite carregar muitas coisas para poder ajudar os pequenos na travessia.
Os passeios às praias do Riacho Doce ou Costa Dourada também podem ser boas opções para levar a família.
Já a vila em si é ótima para a criançada.
Boa viagem!
Gostaria de saber a distância da vila onde ocorre o forró para praia
Olá Caio,
Estou programando passar por Itaúnas em janeiro de 2019.
É preciso reservar com antecedência alguma pousada para garantir vaga ou consigo encontrar com facilidade sem reservar?
Oi Gabriela! Tudo bem?
Se você for aproveitar o mês de janeiro fora do período do réveillon, não terá problemas em encontrar pousadas na vila. Entretanto, há dezenas de opções online e você pode tentar pechinchar algo com antecedência.
Boa viagem!
Obrigada Caio,
Mais uma pergunta: É tranquilo ir andando da praia de itaúnas até Riacho Doce? Não me refiro à distância, mas à segurança.
Oi Gabriela!
É seguro sim. A distância aproximada entre as praias, pela areia, é de 8Km. Aproveite!
Olá! Estou indo esse final de semana dia 08-06 teria alguma programação boa para esse final de semana? Como esta o tempo por ai?
Caio, me ajuda… Estou planejando uma viagem com minha namorada para final de dezembro. Nessa época consigo fazer um bom roteiro? E como se encontra a vila ( animada ou apagada)? É um bom lugar para um casal?
Oi Gabriel! Tudo bem?
No final de dezembro a vila vai estar super agitada e com programação intensa — quanto mais próximo ao réveillon for sua data, mais cheio vai encontrar Itaúnas. É ótimo para solteiros e casais. Minha dica para essa época é reservar sua estadia com antecedência. Divirta-se!
ta sumido em caio
Oi Dalberto! Tô mesmo. Minha vida tá muito corrida, mas estou me prometendo uma super atualizada aqui no blog. Obrigado!
Caio bom dia.
Estou querendo passar o réveillon 2018/2019 em itaunas. Olhei a programação e não curti muito os shows que terá no dia 31 na nova casa de shows. Na praia terá alguma coisa legal para a virada?
Olá. Quero ir de ônibus mas me surgiu uma dúvida. A vila é pequena ao ponto de poder ir para todos os cantos a pé? Ou tem alguma alternativa de transporte lá?
Oi Yana! Tudo bem?
Em Itaúnas é pequenina. Você vai fazer tudo a pé e não vai precisar de carro para nada! Pode ir tranquila.
Lembre: se quiser fazer os passeios para as praias mais distantes, é só contratar um bugueiro.
Olá, estou planejando ir para Itaúnas com minha família dia 16 de março (logo após o carnaval). Saberia me informar se encontro a vila acessível em matéria de comércio? E esse período de março costuma chover muito na vila? Muito Obrigada!
Oi Vanessa! Tudo bem?
O comércio da vila funciona o ano inteiro normalmente, e em especial nos finais de semana. Depois do carnaval vai tá tudo normal.
Nesta região, março não é considerado um mês chuvoso — mas também não chega a ser o período de seca. Acho improvável você pegar todos os dias de chuva.
Aproveite!
ola, tenho 17 anos e estava planejando de fazer uma viagem a itaunas com alguns amigos. Temos pouco dinheiro e queriamos ter mobilidade no que condiz a moradia. Se tem alguma dica de onde possamos ficar?
muito obrigado
Bom dia Caio!
Amei suas dicas e as respostas dos comentários sanaram todas as minhas dúvidas. Pretendo viajar em julho e pelo que vc relatou tem tudo para ser inesquecivel! Parabéns pelo blog!
Oi Irani!
Obrigado e boa viagem!!
Sou canela verde (nascida em Vila Velha/ES), frequento Itaúnas desde meus 3 anos de idade, exatamente desde 1991! Já fui em Itaúnas em todas as épocas do ano, sempre é bom, sempre tem calor, o lugar tem uma magia própria. É um lugar onde você recicla suas vibes e sempre vai embora renovado, com vontade de voltar o mais breve possível. Sou apaixonada por este lugar! Tem um detalhe importante: lá é “legalizado”. Se quiser fumar seu beck vá em paz, não tem risco, ninguém vai te abordar. Tenho amigos PM que trabalharam no FENFIT 2018 (eu fui, todo ano é irado demais): não houve sequer UM registro de ocorrência de nada, nem briga… alí a PAZ REINA! Quem estiver com dúvidas sobre Itaúnas, só vai, a paixão é garantida.
Muito bacana as suas dicas. Vou para lá no final deste mês mas durante a semana. Será que tem forró?
Oi Erica! Tudo bem?
Eu acho que você só vai encontrar forró nos finais de semana. Abraços.
Olá! Achei o lugar super legal, mas tenho receio sobre mobilidade. Me pareceu que a maioria das praias possuem longas caminhadas pelas areias. É possível alugar bugres até a praia? Dá para um casal de 60 anos?
Oi Regina! Tudo bem?
Hoje em dia já existem alguns bugues que fazem o transporte da vila até a praia. Não é um serviço comum, mas vale a pena você procurar se precisar. Abraços.
Tubo bem Caio? Quero lhe parabenizar pelo site e suas informações. Excelente! Vc poderia me indicar contatos de algumas pessoas que alugam casas em Itaunas? Gostaria de ir no carnaval com a família? Abraço forte! Saúde e paz pra ti!
Oi Luís! Tudo bem?
Olha, hoje em dia a melhor forma de alugas casas é mesmo no AirBnb. O site está inundado de opções para Itaúnas. Boa sorte! Abraços.
Caio, adorei seu relato sobre Itaunas.
Estava na duvida sobre onde passar o Reveillon, mas depois de ler seu blog, decidi na hora!
Estou com muita dificuldade de encontrar informações sobre o caminho de Teixeira de Freitas para Itaunas.
Você conhece esse trajeto? Recomenda?
Nossa opção é ficar com o carro por lá. Você acha que compensa?
Uma ultima dúvida, como é o trânsito nas estradas por lá nesta época?
Muito obrigada por compartilhar sua experiência…
Abraço!
Oi Mariana! Tudo bem?
A melhor maneira de chegar em Itaúnas desde Teixeira de Freitas é pela BR-101 Sul. Você desce em sentido ao Espirito Santo e busca a entrada para Conceição da Barra, aproximadamente 30 Km após a fronteira, no Km 50, já no ES, para acessar a ES-421.
Em Itaúnas você só vai precisar de carro caso queira visitar alguma praia do sul da Bahia. Nos outros dias ele vai ficar parado.
Aproveite o revéillon!
Oi, Caio!
Você sabe me dizer se na semana do ano novo tem a viação Águia Branca faz o trecho Vitória / Conceição da Barra com mais horários???
Tem outro meio que eu consiga chegar em Itaúnas?? Você acha que compensa alugar um carro no aeroporto ?? Ou tem outro meio de transporte. Saindo do aeroporto de Vitoria ?
Meu voo só vai chegar mais tarde … depois do ultimo horário … e com isso teria que dormir na cidade….
Tem um grupo de amigas que vão chegar dia 28 eu so vou conseguir ir dia 29…
Agradeço a atenção desde de já.
Um grande abraço.
Ola Caio, estou indo para Itaúna na primeira semana de março, pós carnaval. Pretendo ficar 4 dias e voltar para ficar mais uns 3 dias em Vitória. Tem algum lugar no caminho de itaunas para Vitória q vale a pena parar e ficar nem que seja 1 noite?
Obrigado e parabéns.
Oi Caio, gratidão por por partilhar seus conhecimentos!
Ainda existe vila ou povos quilombola na região e é possível visita-los?
Bom dia Caio, estou pesquisando para ir no início de setembro a Itaúnas. Sabe dizer se na praia há prática de altinha. Estou querendo um lugar que seja comum a prática. Viciado, condição relevante…kkk.