
Você possivelmente vai embarcar para o Uruguai com os seus planos limitados à trinca Colonia-Montevidéu-PuntadelEste. E tudo bem, ué. Se conseguir cumprir este roteiro terá desfrutado de um belíssimo e proveitoso Uruguai.
Agora, cá entre nós, com um pouquinho mais de tempo dá para encaixar lugares menos conhecidos e deixar seu itinerário uruguaio diferente da maioria dos seus amigos. (Que tal Fray Bentos e Cabo Polonio?)
E tá aí uma cidade MUITO FÁCIL que vai fazer você trazer na mala fotos quase exclusivas. Piriapólis é um destino mão na roda que vai te exigir apenas um pit stop entre Montevidéu e Punta del Este.
O QUE FAZER
Fácil assim. Piriapólis é uma simples quebra de percurso entre Montevidéu e Punta del Este, na própria rodovia, a Ruta I ou Interbalnearia. A cidadezinha funciona muito bem num passeio de meio-dia (manhã ou tarde), na ida ou na volta.
O balneário é um charme, com uma bela e ampla praia margeada por duas montanhas. A Rambla de los Argentinos tem um calçadão agradável e o legal é parar o carro por ali e caminhar a pé, indo em direção ao iate clube, ou porto.
De bem com a vida…
O curioso hotel Colón, em estilo medieval chama a atenção.
Mas o ponto auge do passeio começa num bonitinho restaurante em frente ao porto. Ali mesmo, embebeda seu companheiro de viagem que tem medo de altura e o faça encarar um mambembe teleférico ao pico do Cerro San Antonio.
Depois do desafio, o visual compensa…
É espetacular!
No topo da montanha há restaurante e uma lojinha de artesanatos.
Outra alternativa é conhecer o Castillo de Piria que não visitei e só descobri agora, fazendo pesquisas na internet. Me pareceu interessante.
Ali por perto, dirigindo pela própria rambla, vale um passeio nas Playas Grande, Verde e Bella Vista.
Nas redondezas…
Quem estiver afim de desbravar outros cantos, pode desviar da Ruta I um pouco antes (ou depois, dependendo do sentido). Bem pertinho de Montevidéu, mas ainda no departamento de Canelones, encontra-se o balneário de Atlántida – que encontrei lotada de jovens num fim de tarde de Domingo em baixa temporada.
Atlántida
Escapando pela rambla da cidade, na direção norte, a rua vai sendo engolida pelas areias da praia e se estreitando até o Arroyo Solís Chico: uma bonita praia de rio.
Motorista habilidoso
Arroyo Solís Chico
COMO IR
Piriapólis está localizada entre Montevidéu e Punta del Este, a cerca de 100 Km da capital. Cabe um bate-volta desde Punta (42 Km), mas a praia funciona melhor e redondinha como um pit stop entre as duas cidades.
O acesso é sempre pela Ruta Interbalnearia, em excelente estado de conservação e pista dupla.
Na mesma rodovia está Atlántida, colada em Montevidéu, a 45 Km, e vale a visita – no mesmo esquema pit stop – caso você queira conhecer outras praias gaúchas.
Minha dica: a tal Ruta I é monótona, por isso faça o trecho de Montevidéu a Punta assim, com calma, intrometendo-se nas ruazinhas à beira-rio-quase-mar de cada cidade.
Beleza?