Sempre fiz todo o controle das minhas viagens usando duas planilhas Excel. Em uma gerenciava os gastos e montava o orçamento. Na outra desenha o itinerário, detalhando as cidades, passeios e meios de transporte. Com o passar dos anos, minhas planilhas viraram ferramentas complexas e poderosíssimas, cheias de abas e subitens. Fui automatizando umas funções, fazendo cálculos mirabolantes de moeda e incluindo horários de voo com documentos de check-in. Cada vez que as reutilizava, as planilhas ganhavam uma funcionalidade nova. Até que um dia nem eu mais conseguia mexer nelas. Ficou tão confuso que foi eu quem acabou dando um tilt.
Resolvi começar do zero e perseguir a genialidade popular do “menos é mais”. Aprimorei a versão das duas planilhas, tornando-as bem fácil e útil – tinha que tirar proveito da minha formação em TI e por trabalhar com desenvolvimento de software.
Agora, vem a pior notícia: a versão atual ainda não está 100% “compartilhável”. Garanto que em mais alguns dias, coloco as duas aqui para download gratuito.
Guenta aí!