Albergue
Caio Tristão
Caio Tristão
Atualizado em 29/07/15

albergue-bodegas-thailand

Já faz muito tempo que os albergues deixaram de ser hospedagens exclusivas para jovens mochileiros, viajando com pouco dinheiro, dispostos a dormir em quartos enormes com vários beliches e compartilhando banheiros. Não que isso não exista mais (muito pelo contrário!), mas é verdade que os albergues de hoje em dia mudaram tanto que até o nome é outro: atualmente, eles são conhecidos por “hostels.

E há milhares deles espalhados por aí – para todos os gostos e tipos. Continuam existindo aquelas espeluncas baratas, ideais pra quem não tem preocupação com conforto e quer apenas viabilizar ($) a viagem; e surgiu uma leva enorme de hostels super descolados e bem localizados, com programação própria e cheios de gente interessante. Então, tire totalmente da sua cabeça que é preciso de carteirinha de sócio para hospedar-se em albergue ou que eles só funcionam para jovens solteiros. Os albergues atuais viraram até atração turística!

O que há de tão interessante?
Além do ambiente jovem, descontraído e preços acessíveis, os albergues costumam ser um enorme bolsão de informações seguras para passeios que fogem do circuito turistão. Em geral, nas recepções, há dicas excelentes de restaurantes típicos, roteiros incomuns e lugares pouco conhecidos, sempre acompanhadas de boas opções de transporte.

É barato mesmo?
Existem tantos tipos de albergue que é quase possível categorizá-los por estrelas, como fazemos com os hotéis. Por isso, os preços também variam muito. Nos melhores albergues, além de excelente localização e infraestrutura, há programações especiais diárias que variam desde filmes com pipoca à aulas de culinária local. Mas, no geral, eles continuam sendo uma opção bem barata de hospedagem.

albergue-bodegas-thailand-2

Mas esse negócio de dividir quarto não é comigo…
É muito comum que você encontre opções de suítes privadas em vários hostels. Ou seja, rola cama de casal, banheiro privado e várias regalias. Óbvio que, nestes casos, os preços vão subir e você vai pagar muito parecido ao que se pagaria em um hotel barato. Ainda há aqueles que oferecem quartos compartilhados com poucas pessoas (dois beliches, por exemplo) e um banheiro exclusivo para este quarto.

E os serviços incluídos?
Eu gosto de hotéis que incluem café da manhã e por isso procuro o mesmo nos albergues. Só que acho o grande lance quando os hostels oferecem atividades extras: cozinha, bicicleta, internet, tours guiados, livros. Mas, fique atento! Veja se o seu albergue possui lockers, aqueles armários com cadeados, e saiba que muitos não incluem lençol nem toalha em suas tarifas – e não há nada pior do que colocar estes itens na mala.  Vale lembrar também que é comum haver quartos separados para homens e mulheres.

Quando vale a pena?
Para uma curta estadia, uma questão de logística (restrições de roteiro) ou dependendo da localização, albergues são uma opção excelente. Para quem está turistando sozinho, eu diria que eles são hospedagem mandatória! Não há forma melhor de conhecer pessoas e arrumar companhias para visitar os principais hot spots daquela cidade.

albergue-bike-thailand

E em que momento fujo dos albergues?
Já me hospedei em albergue com a minha mãe sem problemas, mas jamais os recomendaria se o seu plano é uma viagem “romântica”. Além disso, se tem dificuldade para dormir e preza por conforto acima de tudo, albergue também não rola para você. Se estiver viajando entre amigos, em grupos acima de 4 pessoas, acho que vale a pena fazer cotações em hotéis em busca de descontos, porque aí acaba compensando.

Gostei! Quero reservar… Tem macete?

O maior bê-a-bá das reservas, sejam elas de albergue, hotel, carro ou passeios, é ler as reputações e indicações de viajantes anteriores. Aqueles tradicionais parâmetros (relação custo x benefício, segurança, localização, atendimento, limpeza, etc) também se aplicam na hora de escolher seu albergue. Busque por aquele que mais combina com a sua necessidade e o seu perfil.

  • Dica importante 1: Muitos hostels têm seus próprios bares – ou já são a própria balada! Veja se é isso mesmo que você está procurando.
  • Dica importante 2: Esteja atento na hora da reserva e do check-in para quartos compartilhados. Albergues contabilizam hóspedes por camas e pode acontecer de você ou um de seus companheiros acabar ficando em outro quarto.
  • Dica Importante 3: Os preços das diárias são individuais! Raramente albergues cobram tarifas por quarto, mesmo quando se reserva uma suíte privada.
  • Dica importante 4: Falou em albergue, lembrou de HostelWorld.com. O portal é o maior conglomerado de opções do planeta e há uma classificação baseada nas recomendações dos hóspedes que é certeira. Não tem erro!

E aí, como foi sua experiência hospedando-se em albergue? Conte aí nos comentários!

Deixe um comentário